segunda-feira, 29 de março de 2010

PLANO DE MANUTENÇÃO

Cuidados diários:

Antes de iniciar o serviço
· Verificar fugas de água, óleo ou gasóleo, e saber a proveniência.
· Verificar o estado dos pneus.
· Nos tractores refrigerados por água verificar o nível da água do radiador, e atestar se necessário. (A água deve estar a acerca de 2 cm abaixo da base do tampão).
· Nos tractores refrigerados a ar ver se existe sujidade nas alhetas.
· Verificar o nível de óleo do motor e acrescentar se necessário. (O nível deve estar sempre junto ao máximo).
· Verificar a existência de água no copo de decantação de combustível e eliminá-la.
· Verificar o estado do filtro do ar e limpar se necessário.
· Verificar o painel de instrumentos.

Depois de acabar o serviço
· Lubrificar o trem dianteiro.
· Atestar o depósito do gasóleo, a fim de evitar que o ar quente existente se transforme em água. (Se não for possível retirar o tampão do depósito).

Cuidados semanais:
· Fazer todos os cuidados diários.
· Lavar o tractor.
· Fazer a lubrificação geral dos copos com massa (gracés).
· Verificar a folga dos pedais do travão e da embraiagem.
· Verificar a folga e ver o estado da correia da ventoinha.
· Fazer a manutenção da bateria.
· Verificar a pressão dos pneus, e corrigir se necessário.
· Verificar todos os níveis de óleo. (Motor, transmissão hidráulica, direcção e redutores finais).
· Verificar a folga do cubo das rodas directrizes.
· Limpar o ninho (favos) do radiador.
· Reajustar porcas e parafusos.

Cuidados anuais:
· Substituir o líquido de refrigeração e lavar o sistema.
· Lavar o depósito de combustível.
· Mudar o óleo da transmissão hidráulica direcção e redutores finais.
· Substituir filtro do sistema hidráulico.
· Substituir o elemento primário do filtro de ar seco.
· Lavar o filtro em banho de óleo.
· Substituir o filtro ou filtros de combustível.

Mandar fazer
· Calibrar injectores.
· Afinar as válvulas do motor.
· Mandar limpar as escovas do alternador e do motor de arranque.

Óleo do motor
Mudar o óleo do motor às 150 - 200 horas ou de 6 em 6 meses, conforme o que acontecer primeiro, usando o óleo aconselhado pelo fabricante.

Filtro de óleo do motor
Se o tractor possuir filtro de óleo tipo cartucho, deve substituir-se sempre que mudar o óleo do motor, se possui um filtro tipo blindado, a mudança deve ser feita vez sim vez não da mudança de óleo.

Filtro de ar
Se o tractor possui filtro de ar a seco, verifique o seu estado diariamente ou consoante o seu serviço, mas deve substitui-lo logo que detecte que ele está roto, ou de 1000 em 1000 horas. Se o tractor possuir filtro de ar em banho de óleo, verifique o seu estado diariamente ou consoante o serviço. Caso necessário, limpe-o e substitua o óleo.
Nota: O óleo utilizado nos filtros em banho de óleo é o mesmo que utiliza para lubrificação do motor.

Filtros de combustível
Se o tractor possui dois filtros de gasóleo, deve substituir-se o primário de 500 em 500 horas e o secundário de 1000 em 1000 horas. Se o tractor possui só um filtro, ele deve ser substituído após 500 horas de trabalho. Não esquecer de substituir os 3 anéis vedantes.

Óleo das transmissões e hidráulico
Substituir entre as 500 e as 1000 horas de trabalho, conforme a indicação do manual. Se os redutores finais estiverem em cárter separado substituir também o óleo, tal como o da transmissão frontal.

Filtro de óleo do Hidráulico
Substitui-lo ou limpá-lo consoante o caso, aquando da mudança do óleo.

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