segunda-feira, 29 de março de 2010

CÍRCULO DE MÁQUINAS (CM) - INTRODUÇÃO

Os círculos de máquinas consistem num sistema de aluguer, ou troca de máquinas agrícolas. É um sistema inovador de ajuda mútua entre os agricultores, facilitando aos mesmos, a obtenção de máquinas sem estes terem necessidade de as comprarem, tendo assim por este método acesso a todas as máquinas que precisam, na sua exploração facilitando o trabalho para uma melhor produção agrícola.
Para constituir este empreendimento empresarial basta:
Organizar um grupo de agricultores de preferência da mesma região ou zonas circundantes e juntarem-se em associação e eleger um elemento para gerir o (CM)
Este gerente deve ser activo e dinâmico ter formação profissional e técnica para o desempenho deste trabalho, pois este terá nas suas mãos toda a responsabilidade para o bom funcionamento desta (CM)
Para iniciar esta empresa associativa deve de início colectar-se nas finanças, abrir um pequeno escritório equipado, uma base de dados informatizada e acesso a uma ou mais linhas telefónicas e contratar um funcionário para o ajudar na sua execução empresarial.
O círculo de máquinas teve origem na Alemanha e só há algum tempo é que este sistema apareceu no nosso país, mas desconhece-se o seu uso, talvez devido à crise que a agricultura portuguesa atravessa e às más políticas dos nossos governantes que nestes últimos anos têm vindo a aplicar inibindo a sua aplicação.
Em Vila Nova de Famalicão foi implantado um (CM), uma experiência piloto provida pela direcção de serviços de mecanização Agrária do IEADR e pela Direcção Regional de agricultura do Douro e Minho.
Este tipo de sistema para a aquisição de máquinas consiste em pedidos de subsídios estatais e bancárias, estes em leasing para o começo da actividade, vindo depois a ser amortizado, através de pagamento de quotas anuais pagas pelos associados e uma pequena quota no aluguer das máquinas a requisitar pelo agricultor.
Neste sistema de (CM) devem ser salvaguardados todos os interesses dos associados agrícolas, principalmente dos pequenos agricultores, trazendo inúmeras vantagens e servindo, em geral, os seus interesses, salvaguardando-os e ajudando-os numa melhor organização e execução dos seus trabalhos.
Trabalho de pesquisado, efectuado por:
Formandos do Curso EFA- B3 Mecanização Agrícola

Sem comentários:

Enviar um comentário